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Tel Aviv inicia implementação de estradas elétricas!


A cidade de Tel Aviv e uma empresa local de transportes viários Dan planejam implantar 1,6 quilômetros de estrada eletrificada no final do ano e expandir gradualmente a implantação das bobinas em faixas específicas da cidade para ônibus, caminhões e, eventualmente, carros autônomos.


Os veículos elétricos podem reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Mas os desafios para uma ampla aceitação permanecem significativos: as baterias são caras, as estações de carregamento são poucas e distantes e a recarga leva muito mais tempo do que o abastecimento de veículos movidos à combustíveis fósseis.


É por isso que muitas empresas estão trabalhando no desenvolvendo de meios de se acelerar o carregamento e aumentar o alcance das viagens.


Uma pequena startup israelense chamada Electreon tem outra idéia: eletrificar as estradas para recarregar veículos durante o seu trajeto.


Em seu local de testes, a empresa colocou bobinas de cobre sob 300 metros de calçada circular que transmitem a recarga de energia sem fio para um carro de teste elétrico à medida em que ele passa sobre o sistema.


Como existem incontáveis ​​quilômetros de estradas em todo o mundo, a Electreon tem como objetivo eletrificar as rotas de ônibus e ônibus urbanos primeiro, em um esforço para limpar o ar da cidade de Israel e reduzir a dependência de petróleo do país.

Com o tempo, os executivos da Electreon esperam tornar-se globais e tornar o "transporte urbano elétrico" a onda do futuro.


"Este projeto tem o potencial de levar a revolução da eletrificação à implementação em massa", disse Noam Ilan, co-fundador da empresa e vice-presidente de desenvolvimento de negócios.


A cidade de Tel Aviv e a empresa de ônibus local Dan particular planejam implantar 1,6 quilômetros de estrada eletrificada no final do ano e expandir gradualmente a implantação das bobinas em faixas específicas da cidade para ônibus, caminhões e, eventualmente, veículos leves. O Ministério dos Transportes de Israel concedeu US$ 2 milhões em dinheiro para o projeto, enquanto Dan contribuiu com um ônibus elétrico e investiu US$ 3,3 milhões na Electreon.


A Suécia está planejando um projeto semelhante na ilha de Gotland, no Mar Báltico, usando a tecnologia da Electreon para recarregar um ônibus do aeroporto fornecido por Dan e um caminhão elétrico a um custo de US$ 12 milhões, financiado principalmente pelo governo sueco. O teste será um passo inicial nos planos da Suécia de, eventualmente, construir mais de mil quilômetros de rodovias eletrificadas de alta velocidade a um custo de US$ 3 bilhões.


O anúncio em maio de que havia vencido a oferta sueca deu à Electreon credibilidade desde que a empresa israelense derrotou a Alstom e a Volvo, dois pesos pesados ​​globais, que ofereciam diferentes soluções tecnológicas.


O triunfo inicial de Electreon na Suécia foi muito bem visto, já que várias outras grandes empresas já haviam tentado tal façanha, mas com pouco sucesso, considerando ainda que até agora, o carregamento sem fio havia sido limitado principalmente a veículos estacionados.


Se provado ser economicamente viável, a Electreon pode revolucionar o transporte público urbano. O conceito de "estradas inteligentes" da empresa envolve recarregar veículos, transmitindo energia sem fio das bobinas através do pavimento e em receptores leves colocados abaixo do chassi dos ônibus, que operam em rotas fixas, e depois caminhões de entrega e outros veículos.


A Frost & Sullivan, uma consultoria internacional, previu que a Electreon poderia instalar estradas eletrificadas em mais de 150 locais em Israel e na Europa até 2025. A consultoria vê um grande potencial ambiental para uma tecnologia como a Electreon, observando em um estudo que quase dois terços dos todas as viagens de veículos acontecem nas cidades e quase um quarto de todas as emissões de carbono vem do transporte.


O sistema Electreon exigirá veículos com baterias, mas as baterias podem ser muito menores e mais leves porque os veículos recarregam constantemente e, portanto, precisam de capacidade de armazenamento mínima.


A Electreon foi fundada em 2013 por dois engenheiros da Elbit Systems, uma importante empresa aeroespacial israelense com operações globais e possui aproximadamente 20 funcionários. O laboratório deles é decididamente improvisado, com a aparência de um laboratório de eletrônica do ensino médio. O aparelho de carregamento para a pista de teste é montado na parte traseira de um carro usando um rack de bicicleta Thule e hastes de metal. Pranchas de surf apoiam-se nas paredes para fazer pausas em uma praia mediterrânea próxima.


(Fonte: New York Times)

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